31/01/07

5000

fotografia tirada 2 dias atrás
O conta-ervilhas que está no fundo desta página, ao longo do último ano, contabilizou 5000 visitas . Aqui deixo o meu Bem-Haja a todos os (des)conhecidos que por aqui passaram. Que a saga continue!

27/01/07

Pelo sonho é que vamos

Avisa-se a população da existência do programa "Japan -Europe Mutual Understanding Scholarship Program 2007". Trata-se de um programa do Governo Japonês destinado aos jovens de 16 ou 17 anos. Os seleccionados vão frequentar uma escola Japonesa, viver no seio de uma família Nipónica e participar em várias actividades culturais durante 5 meses.

Divulguem a mensagem e lembrem-se dos primos, irmãos e amigos que estão em condições de participar. A data limite de candidatura é 12-03-2007 e podem consultar mais informações em http://www.pt.emb-japan.go.jp/estudarnojapao.html#JPEUROPE

25/01/07

Cartas de Iwo Jima

fotografia extraída do web site oficial
A humanidade esconde uma face perversa que, por vezes, desabrocha sob a forma da guerra, da injustiça e do sofrimento gratuito; incómodos tabus que devem ser encarados para que possam ser compreendidos. Esse deveria ser um dos motes para os artistas deste mundo - alterando paradigmas e entretendo-nos enquanto esperamos a mudança.

Cinema também é arte e, um destes dias, entretenham-se com o filme "Cartas de Iwo Jima" realizado por Steven Spilberg e Clint Eastwood e, já agora, aproveitem a deixa para reflectir naquilo que a guerra pode oferecer aos nossos avós, pais, filhos e netos.

Não deixa de ser curioso ver uma produção Americana filmada em Japonês, onde a facção vencedora tenta retratar a perspectiva do vencido. Uma perspectiva onde em ambos os lados há homens sofredores, com sentimentos, familias e inquietações. Também há que mencionar o bom trabalho ao nível da fotografia.

Post-scriptum:
Iwo Jima é uma ilha minúscula e árida onde 28 mil soldados pereceram em Fevereiro/Março de 1945. Jovens confusos que morreram pelas suas nações...

20/01/07

Aulas de Inglês

Nos anos 90 a NHK (Tv Japonesa) apostou na educação. O video que aqui vós trago combina fitness com aquelas expressões que qualquer turista deveria saber.