29/11/08

Kakadu National Park

Com 20 mil Km quadrados, 40 mil anos de presença humana e um sem fim de espécies animais, o Parque Nacional de Kakadu está a 171 Km SE de Darwin. É património mundial da humanidade e está às portas da enigmática Arnhem Land, um dos bastiões/reservas aborígenes que, reza o guia da LP, é ligeiramente maior do que Portugal e tem pouco mais do que 16 mil habitantes. É por estas imediações que se encontram paisagens de espantar que evolvem dramaticamente por entre o desfilar anual das duas estações (época da chuva e época seca). Um contraste e uma biodiversidade que não deixam ninguém indiferente.

Há muito para ver e sentir em Kakadu mas realça-se a pouca presença humana (mas com 40 mil anos de história), as pinturas rupestres, os crocodilos pouco amistosos e os pássaros coloridos, as maiores tempestades de relâmpagos do mundo (que cobrem o céu de uma ponta a outra em ondas sucessivas) e os 3.5 milhões de gansos de Kakadu que todos os dias, ao anoitecer e ao amanhecer, migram das zonas onde se alimentam para as zonas onde pernoitam. Milhares de bandos em formação V que enchem os céus num espectáculo grandioso.

23/11/08

Também para homem

O Japão há já muito tempo que nos habituou a produtos estranhos e inovadores. Uns têm sucesso e outros não mas à conta disso são a 2ª potência mundial...

Neste exemplo apenas foi necessário mudar o público-alvo. Como é que ainda ninguém se tinha lembrado disso?! Ou seja, independentemente de parecerem estranhas, há ideias que geram dinheiro (que o diga o Galo de Barcelos).

I love Tokyo


Tóquio por utsuru.

Aqui vos deixo um breve olhar sobre Tóquio.

07/11/08

Litchfield National Park

No parque nacional de Litchfield, onde 15 pessoas juntas nos parecem uma multidão, é possível acampar à beira de ribeiros cristalinos sem ter vizinhos por perto, cozinhar a lenha e tomar banho numa das várias cascatas/ribeiros. Esta região foi explorada em 1856 pelos primeiros Europeus e, logo de seguida, começaram as explorações mineiras e as fazendas de gado. Os mosquitos e as chuvas torrenciais não foram fáceis de domar (ainda hoje atormentam os incautos) e as térmitas são donas e senhoras da terra já que, por todo o lado, há termiteiras apontadas ao céu. Podem chegar aos 13 metros de altura e são feitas com excremento e saliva. Algumas são redondas em formato de catedral gótica e outras são espalmadas e planas (as termiteiras magnéticas), em que a parte espalmada está orientada para Norte/Sul para reduzir a superfície exposta ao sol (que é a parte Este/Oeste). São arranha-céus da vida animal com refrigeração natural!