Mostrar mensagens com a etiqueta Sakura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sakura. Mostrar todas as mensagens

28/03/08

Serra da Gardunha

As Japonesas são bonitas mas não há flores como as da nossa terra. Todos os anos as cerejeiras em flor da Serra da Gardunha (Beira Baixa - Fundão) proporcionam um espectáculo grandioso que posteriormente é premiado com frutos de uma qualidade fantástica. Vale bem a pena ir ver a floração e/ou comer essas cerejas deliciosas, particularmente no vale entre a Alcongosta e o Souto da Casa.

Sakura 2008 I

A Primavera chegou a Tóquio, as flores brotam em todos os sítios e multiplicam-se braços esticados de telemóvel em riste a captar o momento singelo daquela flor que, naquele dia e naquela árvore, atingiu o auge da sua floração. Os que gostam de "complicar" munem-se de aparatosas máquinas fotográficas mas também eles procuram o momento de ouro.

Desconfia-se que as próximas 2 semanas serão de festa; a cidade já está engalanada de branco e as multidões preparam-se para comemorar efusivamente. Próximos capítulos para breve.


Post-scriptum:
Para ler sobre as Sakuras de 2006 e 2007 (cerejeiras em flor) cliquem na etiqueta
Sakura.

07/04/07

Sakura 2007

A Sakura ameaça deixar-nos e pragmaticamente a Primavera instalou-se. Também este ano a romaria se repetiu - as multidões saíram à rua e um pouco por todo o lado fervilhavam piqueniques regados com bebida, música e muita animação.

Tal como o futebol, também a Sakura é democrática pois ricos e pobres, velhos e novos, cultos e incultos se misturam em nome das pétalas que esvoaçam ao sabor do vento. E é sob e sobre este manto branco que as pessoas se apresentam coloridas e divertidas em mais uma celebração anual.

06/04/07

Sakura II

fotografias tiradas no dia 1/04 junto ao rio que corre mesmo aqui ao lado de casa

21/03/07

A Primavera chegou!

fotografia tirada no parque de Ueno, Março 2006
Na alvorada das estações a Primavera assume-se como uma época de esperança. A natureza desperta do seu torpor invernal e, refugiando-nos na simplicidade dos momentos, procuramos a beleza de uma flor ou o beijo da brisa primaveril.

Nesta terra há uma elevada sensibilidade/culto para com a mãe natureza e, como hoje começa o solstício da Primavera, surgem as palavras mágicas - "feriado nacional!" Esse é o mote que serve de pano de fundo a festivais, piqueniques e sorrisos sem fim. As cerejeiras em flor (Sakura) chegaram a Tóquio e as multidões preparam-se para invadir parques, rios e jardins com merendas, máquinas fotográficas e olhares ávidos pela delicadeza das flores que tanto lhes recorda a fragilidade e a efemeridade da nossa própria existência.

Para breve mais cápitulos da Sakura II...

31/03/06

Sakura

As cerejeiras em flor (Sakura), na sua migração de Sul para Norte, atingiram Tóquio e o branco instalou-se. A beleza efémera da flor é motivo para muita socialização - organizam-se piqueniques e autenticas peregrinações colectivas em busca da flor que enche o olhar (Hanami). Os Media acompanham diariamente o avanço da floração e fazem disso um acontecimento nacional.

A Sakura é Rainha e Senhora de um momento fugaz onde muitos Japoneses, de íris bem aberta, invadem os parques de máquina fotográfica ou telemóvel em punho para captar a beleza da flor. Há também quem estenda as mantas de piquenique sob as copas floridas (alguns fazem-no durante a noite para obterem os melhores sitios) e se deixe levar pelo deleite do branco. Familias, amigos, crianças e idosos todos unidos sob a egide da flor!

Também eu procuro beber desta beleza envolvente que tanto me recorda as cerejeiras da minha terra. As cerejeiras em flor da Serra da Gardunha (Beira Baixa - Fundão) além de serem igualmente belas geram deliciosos frutos, o que já não acontece com as congéneres Japonesas (que apenas dão flor).
Mais fotografias disponíveis em http://rebordao.net/temp/sakura/