Mostrar mensagens com a etiqueta Social. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Social. Mostrar todas as mensagens

29/07/08

Rankings 2008 da Mercer

A Mercer já divulgou o ranking das cidades mais caras em 2008 para quem está DESLOCADO. A Europa e a Ásia lideram o ranking com Moscovo, Tóquio e Londres no Top 3. Lisboa está no 57º lugar.

No ranking das cidades com melhor qualidade de vida em 2008, as cidades Europeias lideram a lista com as Suíças e Alemãs no pelotão da frente. No Top 3 está Zurique, Viena e Genebra. Várias cidades Canadenses e Australianas também estão bem posicionadas. Tóquio está no 35º e Lisboa no 44º.

Post-scriptum: Em Tóquio, serviços, fruta, vegetais, alojamento e transportes são caros mas comer fora e comprar voos de avião pode fazer-se a preços acessíveis. Além disso as ruas estão limpas, as pessoas são cívicas e honestas, há segurança, há uma excelente oferta cultural, os transportes são ultra-eficientes e o serviço de atendimento ao cliente é fantástico.

25/04/08

Qual é a sua viagem?


Foi pelo Brito-San no Japão que cheguei a este vídeo e isso fez-me recordar um artigo que escrevi sobre o Louis Vuitton no Japão. Reli o artigo e achei-o incompleto pois entretanto a minha opinião cresceu, assim como a minha compreensão. Ou seja, eu mudei.

O Japão não nos deixa indiferente e os períodos de amor e ódio sucedem-se a períodos irregulares sem deixar espaço para a neutralidade e, a meu ver, isso é viagem, é mudança, é descoberta e é vida. E se a vida é uma viagem (quantos não o afirmaram já?), também os países viajam e crescem por entre as vivências das suas gentes.

Em Portugal, o 25 de Abril tem um simbolismo tremendo e há que o comemorar e nunca o esquecer pois, por este mundo fora, ainda há revoluções por fazer. É também nesta altura que se faz o clássico balanço do pós 25 de Abril, se discute a já de longa data apatia colectiva face à política, o aumento do individualismo e como é que foi possível que Salazar tenha ganho o concurso "Grandes Portugueses". Em que estado está o nosso país?! Qual é a sua viagem?! Para onde vai?!

Que o 25 de Abril nos continue a inquietar e que o seu legado chegue a bom porto.
Essa responsabilidade recai sobre todos e, se for preciso apelar à mudança, embora já não haja capitães, felizmente ainda temos os professores...

22/04/08

Bem...

Aqui transcrevo um artigo que encontrei no blog do Fugas. Sublinhei a negrito a parte que achei interessante.

"Férias longas em vias de extinção

As férias de duas ou mais semanas parecem ter os dias contados. É a conclusão de um inquérito, a que responderam cinco mil pessoas, realizado pela cadeia hoteleira Holiday Inn, do grupo Intercontinental (IHG).

No questionário, 52 por cento dos inquiridos assegurou não ir de férias este ano nem sequer 15 dias, optando por fins-de-semana prolongados, 24 por cento fica por casa nos períodos de férias escolares, cerca de 20 por cento não consegue ter tempo para férias e um em cada dez refere o facto de ser impossível viajar em simultâneo com a sua cara-metade. A razão mais apontada para não ir de férias longas foi a falta de dinheiro ou a pouca vontade em gastar tanto em tão pouco tempo.

Por outro lado, 50 por cento não gosta de voos de longo curso e 10 por cento não gosta, mesmo, de viagens longas, seja de carro, comboio, avião ou barco. Além disso, 19 por cento não gosta de fazer e desfazer as malas de uma longa viagem, dez por cento angustia-se com ter de lavar a roupa no regresso, seis por cento preocupa-se com o trabalho acumulado durante a ausência e cinco por cento sente falta do conforto do seu próprio lar... C.B.R."

08/04/08

O Deus Pénis parte II

Em Kawasaki sente-se os ecos de um Japão de outrora – as ruas são descontraídas, as pessoas também o parecem ser e, por entre casas tradicionais e restaurantes de ramen, surgem pequenos e grandes templos que nos transportam para tempos idos, onde sorrisos fáceis e lojas quase que paradas no tempo se encontram ao alcance do olhar. E é neste contexto que se realiza o divertido festival Kanamara...

Houve dificuldades em captar, em formato fotografia, a atmosfera surreal do festival mas aqui vos deixo alguns momentos.

A chegada apoteótica ao templo

Devotos

O Deus Pénis abandonando o templo

Resquícios após o festival: cerveja e chupa-chupas

04/04/08

O Deus Pénis


Em quase todas as partes do mundo se enaltece a fertilidade e, em terras Asiáticas, por vezes, o pénis simboliza essa abundância pois na religião Xintoísta há sempre espaço para um bom falo.

Desde o século XVII que no Japão, no primeiro Domingo de Abril, se realiza um festival em honra de Kanamara Sama (Sr. Pénis de Ferro). A sua origem remonta ao período Edo pois, como forma de vassalagem ao Shogun, os senhores feudais (com o seu séquito) viajavam regularmente entre as suas terras e a capital. Nestas rotas a prostituição depressa floresceu e as trabalhadoras do ramo pediam regularmente ao Deus Pénis prosperidade económica e protecção contra doenças sexualmente transmissíveis, e foi assim que nasceu o festival Kanamara! Actualmente é uma tradição multi-facetada pois também serve para pedir filhos, harmonia entre casal e partos fáceis e, já agora, algumas instituições locais aproveitam a deixa para alertar para os perigos do HIV e distribuir preservativos gratuitos.

Segundo 1 parece que todos os anos, em Kawasaki, se juntam milhares de pessoas sob a égide do Deus Pénis e, por entre altares móveis de grandes pénis rosa, tudo tem a forma de um falo (doces, chupa-chupas, comida, velas, recordações, nabos, chapéus, etc.). Também há pénis foguetão para aqueles que desejam emoções fortes (ver 2) e travestis divertidos que em transe colectivo entoam atè à exaustão: Kanamara, Kanamara, Kanamara, (...)

Farei uma reportagem completa para a semana que vem. Até lá deixo-vos estes vídeos.



19/02/08

Sem dó nem piedade

Numa das várias festas do laboratório o Professor Hirose sovou sem dó nem piedade o Dr. Asakawa. A interface foi o jogo de boxe da consola Wii que vem incluido no pacote Wii sports.

Post-scriptum:
Assim é o meu Professor. Um peso pesado no mundo da ciência.

17/02/08

Iron Maiden no Japão

Os Iron Maiden são um dos ícones do heavy metal. Criaram uma marca própria que une várias gerações (dos 15 aos 60 anos) e misturam sabiamente coreografias épicas com energia e tecnicismo. Ao vivo são uma máquina oleada que não deixa ninguém indiferente e que traduz a experiência acumulada ao longo de 32 anos de carreira. Embora desde 1992 façam "mais do mesmo", a sua evolução técnica e as constantes tournées mantêm a chama acesa e saciam os fans.

Tóquio costuma ser palco regular das suas tournées e esta última (Somewhere back in time) passou por aqui nos dias 15 e 16 e, mesmo com o cartaz limitado aos Iron Maiden e com bilhetes a 60 EUR, os fans compareceram em força. Os Iron Maiden revisitaram os seus grandes hinos e presentearam os presentes com 2h de uma actuação musculada à qual o público aderiu entusiasticamente – cantando (sabiam as letras todas), pulando e com doses massivas de headbanging. Definitivamente o Eddie está vivo e de boa saúde!

Estas fotografias não têm qualquer tipo de pós processamento. Apenas usei o modo manual da máquina e demorei meio concerto até encontrar os parâmetros ideais.

14/02/08

Bem Haja

My sincere thanks go to Professor Keikichi Hirose and Dr. Md. Khademul Islam Molla for their generosity in providing me with ideas, comments, suggestions, constant support and materials.

I acknowledge the University of Tokyo and the Japanese Ministry of Education for their precious support and, last but not least, I want to express my deepest gratitude to my family and friends because life without them would be meaningless.

14/11/07

O Meu Soutien Hashi

No Japão, China, Coreia e Vietnam comer com hashi (“Pauzinhos”) é prática corrente pois são versáteis, leves e usam-se sem esforço (eu próprio já me converti ao seu uso). Muitos desses hashi são descartáveis e gastam-se aos biliões o que implica o abate/desperdicio de florestas inteiras. Só que, em prol do desenvolvimento sustentável do planeta, a Triumph International, na semana passada, lançou um soutien que pode ajudar a resolver a situação.

Como há quem transporte os seus próprios hashi para não ter de usar os descartáveis e como é chato andar com tanta coisa a Triumph veio com uma ideia revolucionária – um soutien em forma de malga de arroz e malga de sopa com hashi extensiveis incorporados. Agora, para quem usa soutien, já não há desculpa para se esquecerem dos hashi em casa.


28/10/07

O Estranho Mundo de Tóquio

Na Sexta-feira, no regresso a casa, encontrei um Batman e um travesti alcoolizados à saida da estação. Ontem, algumas partes da cidade acusavam a presença de monstros, mutantes e mascarados e nem o tufão 0709 os demoveu de atemorizar quem encontravam. Hoje de tarde, nas ruas de Sengawa, havia centenas de crianças, pais e curiosos mascarados de abóboras, bruxas e assassinos em série.

Embora o Halloween seja no dia 31, por conveniência (aqui nestas bandas) comemora-se no Sábado anterior. Além disso, atendendo aos seus trajes, parece que algumas pessoas confundem o Halloween com o Carnaval... (mas o que interessa é que se divirtam)

18/10/07

Apanhados XIV

Um coração Moçambicano, grande e generoso - Shibuya, Tóquio - Março 2007

15/10/07

A Esposa que Lançava Gases

No Japão, algumas lendas e contos para crianças cativam pela sua beleza (ex. Tanabata) mas outras é por serem estranhas (ex: a criança que cresceu dentro de um pêssego (Momotaro) ou "A Esposa que Lançava Gases" (The Farting Wife)).

Reza a história que, numa pequena aldeia, havia uma esposa perfeita - cozinhava bem, limpava bem a casa, era meiga e querida. Mas, como no melhor pano também cai a nódoa, ela libertava muitos gases. Sentindo-se culpada e em continência rectal há já algum tempo, confidenciou isso à sogra que lhe disse, "If you want to fart, fart," she says. "A fart's only a fart. Everyone farts. Why shouldn't you fart?" e, logo a seguir, a sogra foi projectada pelos ares. Consecutivamente o marido resolveu devolve-la à família mas, no caminho, com o poder dos seus gases, ela ajudou uns mercadores a colher as pêras de uma árvore. Isso fez o marido dela rico e reconhecer o amor que eles tinham um pelo outro. Construiram um quarto insonorizado e viveram felizes para sempre...

"A esposa que lançava gases" foi traduzida para Inglês. Podem-na ler clicando nos ficheiros aqui ao lado e/ou ouvir um excerto da mesma no vídeo.

As imagens e o texto em que me baseio encontram-se em AnEnglishManInOsaka

14/10/07

Apanhados XIII

Um sorriso Vietnamita, afável e honesto - em Nokogiriyama, Japão - 05/2007
Um olhar Húngaro, arguto e observador - em Nokogiriyama, Japão - 05/2007

07/10/07

José Manuel

Numa globalidade galopante, por vezes, surge o problema da identidade - o Homem desenraizado, solitário e triste. Nesse contexto, se não sabemos quem somos, talvez se possa ter a ilusão de que é possível escolher livremente a nossa identidade.

Aqui vos deixo um falso documentário sobre o José Manuel.

05/10/07

Bob Cacet I

Amostras de uma existência na grande cidade…

O meu vizinho Bob tem sempre estórias para contar – seja a vez que saltou de um comboio em andamento, as deambulações por Paris ou a decadência de tempos idos. Não resisto a fazer dele personagem deste blogue pois não deixa de ser curioso o que ele me vai contando.

O Bob trabalha no showbiz e na sua vida não há grandes rotinas pois os dias sucedem-se por entre as exigências do momento e/ou ao sabor da corrente. Chegámos a Tóquio na mesma semana e por cá andamos desde então. Hoje almoçámos juntos e falámos destes últimos dias.

Não resisto em descrever o dia de ontem do Bob. A sua manhã começou com o estudo do Japonês e uma exibição de pintura Holandesa em Roppongi. Seguida de um almoço ao som de música Persa, da gastronomia Iraniana e da companhia do trio PHL. Mas como também há que trabalhar, lá rumou ao seu estúdio (perto de parque de Ueno) para descobrir que o PC tinha avariado com a chávena de café que lhe tinha caído em cima no dia anterior. Uma rápida substituição de PC e discos rígidos permitiu-lhe seguir em frente para, na companhia do sexteto PHELMA (E = Eu), terminar o dia saltitando por entre a energia orgasmica das livrarias e bares de Shibuya. Encerro esta pequena missiva com uma nota positiva para a L que estava de arrasar com o seu visual psicadélico e atitude habitual.

Hoje, antes de irmos almoçar, o Bob apareceu-me aqui em casa vindo dos banhos públicos que estão mesmo aqui ao lado. Também eu lá tenho ido e garanto que vale a pena.

Post-scriptum: Os banhos públicos são muito populares no Japão e são subsidiados pelo governo Japonês. Lá dentro somos todos iguais, todos nus em prol do bem-estar corporal. Ora bem, imaginem um complexo, pequeno ou grande, de massagens, jacuzzis, saunas e piscinas de águas vulcânicas. Muitas vezes têm áreas no exterior onde podemos estar nus sob a chuva, neve ou sol enquanto saltitamos de piscina em piscina. Cada piscina (entre 4 a 9m2) está a uma dada temperatura ou com uma dada combinação de minerais. Kimochi! (que bom!)

09/08/07

Sociologia

Num bar, galinheiro, escola ou savana observa-se um padrão social fascinante - animais humanos e não humanos unidos numa cadeia alimentar. Mantenham-se atentos.

03/08/07

Feliz aniversário

Ad honores partilho o teu apelido e Deo juvante carregarei o teu ensinamento. Obrigado e que vida continue bela.