As cerejeiras em flor (Sakura), na sua migração de Sul para Norte, atingiram Tóquio e o branco instalou-se. A beleza efémera da flor é motivo para muita socialização - organizam-se piqueniques e autenticas peregrinações colectivas em busca da flor que enche o olhar (Hanami). Os Media acompanham diariamente o avanço da floração e fazem disso um acontecimento nacional.
A Sakura é Rainha e Senhora de um momento fugaz onde muitos Japoneses, de íris bem aberta, invadem os parques de máquina fotográfica ou telemóvel em punho para captar a beleza da flor. Há também quem estenda as mantas de piquenique sob as copas floridas (alguns fazem-no durante a noite para obterem os melhores sitios) e se deixe levar pelo deleite do branco. Familias, amigos, crianças e idosos todos unidos sob a egide da flor!
Também eu procuro beber desta beleza envolvente que tanto me recorda as cerejeiras da minha terra. As cerejeiras em flor da Serra da Gardunha (Beira Baixa - Fundão) além de serem igualmente belas geram deliciosos frutos, o que já não acontece com as congéneres Japonesas (que apenas dão flor).