29/10/06

Poema VIII - Dedicatória

Para a A.

Recorda como eu gostaria de estar junto de ti
Quando um dia, levado pela saudade,
Folheares, - talvez, quem sabe? - sem as ver,
Que o doce pranto teus olhos nublará,
Estas páginas belas de Amizade.
Belas e singelas, que o Tempo não profanou...
Quando olhares, p'ra tudo que passou...
Recorda como eu gostaria de estar junto de ti...
..........................................
Uma verdade inspirada no muito que sofri
Um conselho nascido do pouco que aprendi;
- Não deixes nunca que a Primavera se vá...
O Inverno é cruel, põe o frio nas almas...
O frio intenso que nos rouba as horas calmas...
Por isso ri agora e sê feliz!
...
Ninguém volta a sonhar o que sonhou...
Ninguém volta a viver a mocidade...
..........................................
...Recorda como eu gostaria de estar junto de ti...
E quando, um dia, na volta do caminho,
Olhares p'ra trás, p'ra tudo que ficou...
E sentires a voz distante do Passado
Dum passado que o Tempo não matou...
Recorda que a saudade não perdoa nunca!
...
Ninguém volta a sonhar o que sonhou...
Ninguém volta a viver a mocidade...

Milú Conceição 29/10/57 - Lx

27/10/06

The Nightmare Before Christmas

Imagem descaradamente roubada em www.disneylandpostcards.com/misc.html

As obras de Tim Burton fazem-nos percorrer trilhos de fantasia que convergem para o inimaginável. Em 1993 foi lançado The Nightmare Before Christmas e depressa se tornou um filme de culto. Um mundo de animação que, sob a forma de um musical, se revela genial na sua originalidade.

Jack Skellington, o rei do Halloween, está aborrecido por organizar o Halloween todos os anos. Um dia descobre o mundo do Natal e decide que, nesse ano, o Natal será feito pelo mundo do Halloween...

Num clube-de-video ou disco rígido perto de si...

Are you ready?!

Eu estou pronto! (fotografia tirada no meu quarto)

Tendo o Halloween como mote, coisas estranhas irão acontecer na metropolis das Cinderelas e dos homens-salário. Assumindo formas disformes um punhado de dissidentes ameaça colorir a normalidade vigente. Estes seres maléficos têm tendência para se agrupar onde menos se espera (e.g. comboio Yamanote das 21:07h em Shinjuko - direcção Norte, plataforma 13, vagão 10) e na mobilidade festiva tudo se espera...

25/10/06

Apanhados XI

Uma família a divertir-se na Disneyland de Tóquio, 22 Outubro de 2006
Ser pai ou mãe cansa!

16/10/06

Bife, massagens e Chopin

Se as vacas engordam ao sabor das árias de Chopin e das massagens diárias, provavelmente vivem em Kobe e no verão bebem cerveja. Tudo em nome dos mais altos padrões de qualidade!

Devido à falta de espaço os animais estão confinados a estábulos ou pequenas cercas e, se perdem o apetite durante o verão, é-lhes dada uma cerveja diária. Os machos que vão para a engorda são castrados e aos 28 meses visitam o matadouro. Algumas das fêmeas têm mais sorte e fazem essa viagem 8 meses depois e, além disso, têm direito a várias mordomias: massagens de 20min (de Maio a Outubro), não fazem exercicio e apenas saem do estábulo para a massagem. Isto resulta numa carne macia de elevada qualidade e com preços que nos fazem soltar um "Vamos comer frango!".Post-scriptum:
Este texto foi baseado num artigo sobre o bife de Kobe e as fotografias que usei estão incluídas no dito. Há que acrescentar que nem todas as vacas ouvem música pois isso varia consoante o produtor.

15/10/06

Feriado!

Fala-se da produtividade Portuguesa e da pesada máquina estatal. Diz-se que temos de apertar o cinto e, na caça às bruxas, a comunicação social até diz que deviamos cortar alguns feriados e que os Asiáticos é que estão certos.

Aqui ficam, sem mais comentários, alguns dados sobre o números de feriados nacionais por país:
(fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_holidays_by_country)

Polónia: 11;
França: 12;
Portugal:
14;

Suécia
: 14;

China: 8;
Coreia do Sul: 16;
Tailandia: 16;
Japão: 18; (se algum calha a um Domingo, considera-se o dia seguinte (Segunda-Feira) como sendo feriado);

Será que temos assim tantos feriados?! Alguns jornalistas informam ou desinformam?!

Post-scriptum:
Esta inferência é parcial e manipuladora. Sugere-se que alguém aborde a questão de forma séria e sustentada (case studie com dados fiáveis).

10/10/06

31

Há quem diga que nos aniversários sentimos o carinho de quem nos tem como amigo. Assim o escriba deste blogue torna público a data do seu aniversário: 21/10/1975

Esperam-se emails, comentários, cartas e postais.

Antonio Rebordao A403
Soshigaya International Student House
4-24-1 Kami Soshigaya
Setagaya - ku
Tokyo 1570065
Japão

09/10/06

Poema VII

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver, de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Poema "Viajar! Perder países!"
Fernando Pessoa (1838 - 1935)

08/10/06

Couch Surfing

A comunidade CouchSurfing cria redes de amizades assentes em contactos pessoais e ajuda a fazer deste planeta uma aldeia global. Trata-se de uma comunidade de pessoas com mente aberta que gostam de viajar. Ao todo somos 125 mil membros em 208 países e partilhamos experiências, conselhos, alojamento ou trocamos dois dedos de conversa ao sabor de um café.

Abrindo as nossas vidas, casas e/ou corações criam-se laços que cruzam oceanos, continentes e culturas, modificando não apenas o modo como viajamos mas também a forma de nos relacionamos com o mundo. Em Agosto de 2005 surfei por vários sofás (ver post “Andanças Europeias”, 09/2005) e conheci gente fantástica com quem contacto frequentemente.

É um sistema seguro e já alojei várias pessoas no meu sofá ou simplesmente saímos para jantar e/ou beber uns copos. Já conheci bailarinas, estudantes, executivos ou globettrotters. Esta partilha dá sentido ao globo, e sinto que tenho casas e amigos desconhecidos onde quer que vá.

Post-scriptum:
O meu username é rebordao2001

05/10/06

A carta I

“Senhor, posto que o Capitão-mor desta Vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a notícia do achamento desta Vossa terra nova, que se agora nesta navegação achou, não deixarei de também dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que -- para o bem contar e falar -- o saiba pior que todos fazer! Todavia tome Vossa Alteza minha ignorância por boa vontade, a qual bem certo creia que, para aformosentar nem afear, aqui não há de pôr mais do que aquilo que vi e me pareceu.

E portanto, Senhor, do que hei de falar começo:”

Embarcamos na Portela, como Vossa Alteza sabe, dia 5 de Outubro do ano de 2005. Fizemos-nos aos céus há 365 dias e, graças a Deus até ao dia de hoje, os ventos foram de feição e o passar dos cabos não levantou problemas de maior. Quinta Feira, 6 do dito mês, nos achámos em Tóquio e por aqui andamos em calma desde esse dia.

Tanto o Governo desta ilha como o Senhor feudal que nos acolheu em muito boa conta nos têm. A sua generosidade tem sido imensa e "mulheres, pão e vinho" nos têm sido oferecidos. Terras Novas, nativos de todo o mundo, comida exótica e um espanto quase-que-diário fizeram parte deste ano que passou e dos outros que hão-de vir. Mas se houve intensidade, também houve a que não se viveu e é assim que iremos estar atentos e dinamizar em seu prol.

Beijo as mãos de Vossa Alteza.

Deste porto seguro, da Nossa ilha de Cipango, hoje, Quinta-feira, quinto dia de Outubro de 2006.

António Rebordão

Post-scriptum:
O 1º paragrafo faz parte da Carta de Pero Vaz de Caminha aquando da descoberta do Brasil.

03/10/06

O 44º primo de Mersenne

Foi descoberto o 44º número primo de Mersenne! O monstro é qualquer coisa como 2 elevado a (32 milhões 582 mil e 657) tudo menos 1. Impressionante!

Os números primos de Mersenne são da forma 2 elevado a “um número natural” tudo menos 1 (ex. 3, 7, 31, 127,...). Não há técnicas que confirmem rapidamente se um número x é primo, a única forma é dividir x por todos os números inferiores a x e ver se é divisivel por algum. Esse é o problema! Os super-computadores de hoje não conseguem fazer isso em tempo útil e, actualmente são computadores vulgares como os nossos que unidos em torno do projecto GIMPS (Great Internet Mersenne Prime Search) têm descoberto os últimos números de Mersenne. Milhares de computadores pessoais, nas horas livres em que estão ligados e a não ser usados, correm software que tritura blocos de informação que depois de analisada é enviada para um servidor central que a gere e analisa. A matemática é dinâmica e são pessoas como tu e eu que a constroem. Junta-te ao GIMPS!

Post-scriptum:
Um número primo é um número que só é divisivel por sí próprio e por 1 (ex. 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17,...). Há infinitos números primos, possuem propriedades intrigantes e usam-se muito na Criptografia e na Teoria de Números, que por sua vez tem imensas aplicações ao nosso dia-a-dia e na corrida ao espaço. São provavelmente os números mais misteriosos do mundo...

02/10/06

O Ser Budista

Monges Budistas em Chiang Mai, Tailândia - Agosto 2006
No SE Asiático os monges budistas preenchem as ruas com o colorido das suas túnicas e a simplicidade dos seus sorrisos. As suas cores acompanham-nos por todo o lado e são respeitados pela sociedade. O seu modo de vida é simples e, teoricamente deviam sobreviver apenas com as oferendas dos crentes. Dedicam os dias à meditação e rotina do templo/mosteiro onde vivem.

Para muitas crianças a via religiosa é uma das poucas formas de obter educação e comida. Há também países (e.g. Tailândia) onde os homens devem cumprir 1 mês de serviço religioso, podendo extender esse período indefinidamente até que decidam voltar a ser homens mundanos. Ao despontar do dia, saem de malga-das-almas na mão para recolherem comida e outras oferendas (conferindo místicimo às manhãs). Visitar os templos, observar a descontração dos monges e escutar os seus cânticos também não nos deixam indiferentes.

Post-scriptum:
O Budismo é uma filosofia baseada nos ensinamentos de Siddhartha Gautama (Século VI a.C.). Divide-se em 3 ramos (Theravada, Mahayana e Vajrayana) e promove a descoberta (em cada indivíduo) da essência que está por detrás de todas as coisas. Para atingir esse estádio de esclarecimento são necessários muitos anos de meditação, virtude e boa conduta. Aqueles que o conseguem tornam-se Budas (os esclarecidos).