02/10/06

O Ser Budista

Monges Budistas em Chiang Mai, Tailândia - Agosto 2006
No SE Asiático os monges budistas preenchem as ruas com o colorido das suas túnicas e a simplicidade dos seus sorrisos. As suas cores acompanham-nos por todo o lado e são respeitados pela sociedade. O seu modo de vida é simples e, teoricamente deviam sobreviver apenas com as oferendas dos crentes. Dedicam os dias à meditação e rotina do templo/mosteiro onde vivem.

Para muitas crianças a via religiosa é uma das poucas formas de obter educação e comida. Há também países (e.g. Tailândia) onde os homens devem cumprir 1 mês de serviço religioso, podendo extender esse período indefinidamente até que decidam voltar a ser homens mundanos. Ao despontar do dia, saem de malga-das-almas na mão para recolherem comida e outras oferendas (conferindo místicimo às manhãs). Visitar os templos, observar a descontração dos monges e escutar os seus cânticos também não nos deixam indiferentes.

Post-scriptum:
O Budismo é uma filosofia baseada nos ensinamentos de Siddhartha Gautama (Século VI a.C.). Divide-se em 3 ramos (Theravada, Mahayana e Vajrayana) e promove a descoberta (em cada indivíduo) da essência que está por detrás de todas as coisas. Para atingir esse estádio de esclarecimento são necessários muitos anos de meditação, virtude e boa conduta. Aqueles que o conseguem tornam-se Budas (os esclarecidos).

Sem comentários: