14/07/07

MAN-YI

No Sudeste Asiático, a estação das chuvas começa em Junho e prolonga-se até Outubro. São as chamadas monções que, soprando de Sudeste, trazem humidade, chuva e tufões criando vários cenários. Quando os dias são solarengos a humidade faz-nos sentir como esponjas de água fumegantes e quando os céus são generosos a chuva instala-se num beijar suave (ou numa catadupa momentânea).

Há já vários dias que esse dito beijar se tinha instalado em Tóquio, mas tudo mudou quando o MAN-YI chegou. Este super tufão chegou calmo mas, mesmo assim, a chuva não para e sente-se que Noé e a sua arca estão de sobreaviso.

BIOGRAFIA: Nasceu a Norte do Equador no dia 4 de Julho e fez-se à estrada no dia 9. Deslocava-se a uma velocidade de 33Km por hora, com ventos de 294Km no seu centro e criando ondas de 13m; afundou um cargueiro; obrigou ao cancelamento de mais de 600 voos; causou mortes, cortes na electricidade, derrocadas de terras e evacuação de aldeias. Já visitou Guam (EUA) e em Okinawa zangou-se consigo mesmo, uma parte foi para a Coreia e a outra subiu longitudinalmente o Japão chegando ontem a Tóquio. Um tufão muito viajado e que felizmente já acalmou (mais info aqui).

Sem comentários: