06/05/06

Deixem o menino dormir!

Na Universidade de Tóquio vigora o magistocentrismo. O Professor debita, o aluno escuta e ninguém espevita, isto é, ninguém conversa e poucos chegam atrasados. No entanto é permitido dormir, da primeira à última fila, vários alunos dormitam nas mais estranhas posições. Atinge-se o auge nas aulas por vídeo-conferência, em que o Professor, usando tecnologia de ponta, transmite a partir de algures.

A interacção professor/aluno é miníma e embora de corpo presente, por vezes, é habitual estar de mente ausente. Uns dormem, outros estão atentos, há quem estude outras disciplinas e há quem se entretenha com os seus computadores portáteis. O mesmo espírito se aplica às 6h de reuniões semanais que tenho no laboratório e os 2 sófas-cama que possuímos confirmam a filosofia.

As bibliotecas e as cantinas também são bons sítios para avistar os meninos que dormem. Mas nada comparável com a destreza dos commuters que, 5 seg após entrarem no comboio, assumem o modo Stand-By. Afinal de contas... organização e optimização são 2 dos pilares do sucesso Nipónico. Pois quando o cansaço aperta e o sono desperta,... não há nada como dormir!

Post scriptum: O Povo Japonês é muito trabalhador e, em Tóquio, os commuters e alguns estudantes passam 3h ou 4h diárias nos transportes públicos. Este texto não pretende desvalorizar ninguém. Todos nós podemos ser vencidos pelo cansaço.

7 comentários:

Anónimo disse...

ricas vidas!!!a mim que me levanto as 6.25 da manha é que deveria ser permitido dormir,lololol
mas infelizmente não é permitido,talvez por issuh a nossa evolução não passe de onde está...lolololol
os alunos preferem baldar se as aulas e ficarem a dormir em casa em vez de irem pas aulas, onde, se adormecerem serão,provavelmente mandados directamente pa rua ou levarão falta!!!
como sempre espero que teja tudo bem ctg,por aqui tb está tudo bem...beijuh

Anónimo disse...

maluco, v~e la se arranjas essas fotos para que eu possa mostrar.

abraços e sonhos !
coisas doces.
e se escreveres sobre as meninas .

Angelo disse...

Welcome to Japan! AH AH! E ate os alunos do junior high bem que querem dormir... A minha teoria e que eles nem tempo tem para dormir... em casa.

Abraco.

P disse...

Grande reporter! Fico a aguardar essas fotos! :)

Anónimo disse...

Antonio sempre a absorver... continua meu caro. Se ha que reportar que seja assim, como tu fazes, sobre o que interessa e, de forma interessante.

Um abraco
(ja sabes... teclado britanico...)

Helder Ribau disse...

continuas... bem... grande...
Um abraço Rebordão

hiyokochan disse...

bem antónio, a ver é se não te apanham a ti, a expor fotos dos teus colegas desta maneira...ai ai!!