25/01/07

Cartas de Iwo Jima

fotografia extraída do web site oficial
A humanidade esconde uma face perversa que, por vezes, desabrocha sob a forma da guerra, da injustiça e do sofrimento gratuito; incómodos tabus que devem ser encarados para que possam ser compreendidos. Esse deveria ser um dos motes para os artistas deste mundo - alterando paradigmas e entretendo-nos enquanto esperamos a mudança.

Cinema também é arte e, um destes dias, entretenham-se com o filme "Cartas de Iwo Jima" realizado por Steven Spilberg e Clint Eastwood e, já agora, aproveitem a deixa para reflectir naquilo que a guerra pode oferecer aos nossos avós, pais, filhos e netos.

Não deixa de ser curioso ver uma produção Americana filmada em Japonês, onde a facção vencedora tenta retratar a perspectiva do vencido. Uma perspectiva onde em ambos os lados há homens sofredores, com sentimentos, familias e inquietações. Também há que mencionar o bom trabalho ao nível da fotografia.

Post-scriptum:
Iwo Jima é uma ilha minúscula e árida onde 28 mil soldados pereceram em Fevereiro/Março de 1945. Jovens confusos que morreram pelas suas nações...

Sem comentários: