13/12/05

Sushi em Shimokitazawa


Num movimento rotineiro abandono-me ao prazer do Sushi, em Shimokitazawa, e assim se conquista um bem estar paliativo renovado quase que diariamente.

Minimamente descrevo Sushi como sendo cilindros ou pedaços de arroz cobertos de salada de camarão, vegetais, caviar ou finas tiras de peixe cru. Embebido ritualmente (por nos) em molho de soja, cada pedaço come-se de uma vez só e a intensidade do sabor contrasta com a simplicidade do seu aspecto. Nos restaurantes kaiten-sushi as pessoas sentam-se ao balcão tendo os cozinheiros por perto, e entre criadores e consumidores um tapete rolante desfila deliciosas variedades de Sushi. É só esticar o braço e agarrar o prato que nos agradar mais, tanto pela estética como pela antevisão do sabor. Cada prato traz, por norma, dois pedaços de Sushi e com 8 pratos fico satisfeito mas a gula leva-me por vezes aos 12. Há sempre vontade de comer mais um...

Shimokitazawa e' uma das zonas mais funky e underground de Tóquio. Na saída Sul da estação de comboios (linha Odakyo e linha Keio) pseudo-artistas de rua realizam estranhas performances sob a luz dos inúmeros neons. As ruas estreitas enchem-se do colorido das imensas minorias presentes e as lojas de roupas usadas, de discos e de coisas estranhas coexistem ao lado de bares e restaurantes minúsculos em que clientes/barman ou clientes/cozinheiros/cozinha se fundem num espaço só. Se vieres a Tóquio e queres ser funky, vai a Shimokitazawa!

1 comentário:

Anónimo disse...

Hoje fomos almoçar ao Shunka, (o melhor japonês de barcelona e com uns preços de menu de almoço bastante acessiveis)e como sempre, Sushi fazia parte do menu!

Lembramo-nos de ti enquanto molhavamos os rolinhos maki no molho de soja (temperado ao nosso gosto com um bocadinho de wasabi)... e tu aí a comeres comida japonesa todos os dias!!

Que inveja!!

Beijos
leonor