20/03/06

Yoyogi Koen I


O Elvis Presley está vivo! Vive em Tóquio e à sua volta há moças de trajes estranhos.

O parque de Yoyogi Koen podia ser mais um parque banal com os habitue normais (namorados e familias em piquenique; praticantes de yoga; desportistas solitários e equipes a jogar futebol ou rugby com um frisbee) mas como descrever os aspirantes a Fred Astaire, as bandas que não-são-de-garagem, os 26 sócias do Elvis e as moças de Harajuku?!

Aos fins-de-semana músicos e bandas trocam a garagem (que não existe) pelo verde de Yoyogi Koen. Com os seus geradores e amplificadores inundam o parque de Jazz, Rock e Folk. O mesmo se aplica ao Tokyo Rockabilly Fan Club que, em grande estilo, nos faz crer que o Elvis está vivo e, por entre vendedores ambulantes de comida, lá se encontram à saída da estação as coloridas moças de Harajuku.

NOTA: as moças (também há moços) de Harajuku são adolescentes que procuram manifestar a sua individualidade, quebrar alguma da rotina semanal e captar a atenção e a simpatia de quem passa. Numa sociedade orientada em torno de grupos e do uso de uniformes as moças de Harajuku criaram o seu próprio grupo que se veste com uniformes individuais de cores alegres e adereços extravagantes. Algumas delas parecem frutas gigantes de cores psicadélicas mas os estilos predominantes são as Góticas, as Lolitas, as Decoras e as Cyber-fashion. Adoram ser fotografadas e podem ser vistas aos fins-de-semana em Harajuku.

5 comentários:

Anónimo disse...

Adorei as fotos e o texto. Quando te for visitar, tenho de ir a esse parque

Abraços

Daniel

Pedro B. disse...

Rui, não sei se já viste, mas no filme Tokyo Ga do WIM WENDERS ele tem umas seuquências muito parecidas a estas fotos tuas. O que só quer dizer que há coisas que não mudaram deste então! :)

Manuela disse...

De mais!!!As fotos sao magnificas!!
Beijo

Helder Ribau disse...

Tinha de vir dar-te o abraço de amizade que eu proprio ja precisava... vejo que está tudo bem contigo... Não esqueças nunca quem gosta de ti.. e lembra-te que eu gosto bastante de ti.. Um forte abraço.

Helder Ribau

ditosecontos.blogspot.com

débora (angel) disse...

tenhu de ir ver issuh...elvis presley em versão japonesa deve ser uma visão para nunca esquecer...desculpa a ausencia de comentarios mas digamos que tenhu andado a proveitar a nha vidita...esperuh que teja td bem e que continue...
beijuh