20/03/06

Yoyogi Koen I


O Elvis Presley está vivo! Vive em Tóquio e à sua volta há moças de trajes estranhos.

O parque de Yoyogi Koen podia ser mais um parque banal com os habitue normais (namorados e familias em piquenique; praticantes de yoga; desportistas solitários e equipes a jogar futebol ou rugby com um frisbee) mas como descrever os aspirantes a Fred Astaire, as bandas que não-são-de-garagem, os 26 sócias do Elvis e as moças de Harajuku?!

Aos fins-de-semana músicos e bandas trocam a garagem (que não existe) pelo verde de Yoyogi Koen. Com os seus geradores e amplificadores inundam o parque de Jazz, Rock e Folk. O mesmo se aplica ao Tokyo Rockabilly Fan Club que, em grande estilo, nos faz crer que o Elvis está vivo e, por entre vendedores ambulantes de comida, lá se encontram à saída da estação as coloridas moças de Harajuku.

NOTA: as moças (também há moços) de Harajuku são adolescentes que procuram manifestar a sua individualidade, quebrar alguma da rotina semanal e captar a atenção e a simpatia de quem passa. Numa sociedade orientada em torno de grupos e do uso de uniformes as moças de Harajuku criaram o seu próprio grupo que se veste com uniformes individuais de cores alegres e adereços extravagantes. Algumas delas parecem frutas gigantes de cores psicadélicas mas os estilos predominantes são as Góticas, as Lolitas, as Decoras e as Cyber-fashion. Adoram ser fotografadas e podem ser vistas aos fins-de-semana em Harajuku.

5 comentários:

Anónimo disse...

Adorei as fotos e o texto. Quando te for visitar, tenho de ir a esse parque

Abraços

Daniel

P disse...

Rui, não sei se já viste, mas no filme Tokyo Ga do WIM WENDERS ele tem umas seuquências muito parecidas a estas fotos tuas. O que só quer dizer que há coisas que não mudaram deste então! :)

Anónimo disse...

De mais!!!As fotos sao magnificas!!
Beijo

Helder Ribau disse...

Tinha de vir dar-te o abraço de amizade que eu proprio ja precisava... vejo que está tudo bem contigo... Não esqueças nunca quem gosta de ti.. e lembra-te que eu gosto bastante de ti.. Um forte abraço.

Helder Ribau

ditosecontos.blogspot.com

Anónimo disse...

tenhu de ir ver issuh...elvis presley em versão japonesa deve ser uma visão para nunca esquecer...desculpa a ausencia de comentarios mas digamos que tenhu andado a proveitar a nha vidita...esperuh que teja td bem e que continue...
beijuh