22/05/06

Aldeia Global

Em Nikko - Novembro 2005
"Minha aldeia é todo o mundo, Todo o mundo me pertence, Aqui me encontro e confundo, Com gente de todo o mundo, Que a todo o mundo pertence." António Gedeão (1906-1997)

A multiculturalidade rodeia-me e a mente rodopia com tamanha riqueza! Por todo o lado socializo com pessoas de todo o mundo. Uma panóplia de credos, formas de estar, raças e culturas que se diluem por entre o convívio. Fazendo-nos crer que há características intrínsecas comuns aos povos desta aldeia global.

Este encontro de culturas fascina-me e diariamente tento aprender a respeitar, a compreender, a aceitar e a tolerar a diferença. Assim rasgo novos horizontes e conscencializo que a terra é quase esférica. Hoje, quando contemplo os povos Europeus, não penso nas suas assimetrias mas sim naquilo que os une.

Desde que cheguei a Tóquio já conheci "gente de todo o mundo". De alguns não sei o nome mas sei sempre as suas nacionalidades:

Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suíça, Itália, Hungria, Polónia, Inglaterra, Finlândia, Suécia, Rússia, Letónia, Ucrânia, Uzbequistão, Cazaquistão, Mongólia, China, Taiwan, Bangladesh, Indonésia, Tailândia, Vietname, Cambodja, Malásia, Austrália, Nova Zelândia, Gana, Moçambique, Tunísia, Irão, Iraque, Turquia, Bulgária, Roménia, Croácia, EUA, Argentina, Colômbia, Chile, El Salvador, México, Canadá, Índia, Paquistão, Brasil, Peru, Venezuela, Egipto, Israel, Chipre, Japão, Nepal, Coreia do Sul, Turquestão, Grécia, Áustria, Uruguai, Moldávia, Holanda, Jamaica, Lituânia, Noruega, Bélgica, República do Palau, República Checa, Jordânia,

8 comentários:

Anónimo disse...

Bem...foste para o japao e ficaste a conhecer o mundo...:)
beijos

Helder Ribau disse...

vim visitar-te rebordao... quando é que voltas?...

Anónimo disse...

bem este post tocou me....sabes que aquilo que escreveste de antónio gedeão era uma das cenas que o meu avô me estava sempre a contar:-)
esperuh que tejas bem
beijuh

Ana Oliveira disse...

Qual é a tua nacionalidade? Responde-me mandando-me um comentário nos meus blogs: http://atuahistoria.zip.net; http://magiasdeharrypotter.blogs.sapo.pt; http://osnossosbichinhos.blogs.sapo.pt

Ana Oliveira disse...

Estou cheia de inveja de ti, kem me dera estar no Japão. Keria saber o k é k os japoneses pensam dos portugueses, poderias responder-me. Manda um comment para os meus blogs citados no comentário acima. P.S Já sei k és português.

fa disse...

É bom saber que estás bem.

Grande abraço

Franco

"O Padrinho" disse...

Fonix, sair da cova para o Japão!! Grande maluco!! :) :) Se souberes aí de alguma empresa Japonoca que esteja a precisar de alguém na àrea da economia ou gestão avisa. O Japão parece ser um bom lugar para "O PadrinhO", só não sei falar japonês!!

Grande abraço mafioso da Cova da Beira!!

Nuno-san disse...

Que grande coincidencia!
Tambem tenho este poema de Antonio Gedeao no meu blog, como tema de capa.
Parabens pelo bolg que esta fantastico... artistico, profundo e com excelentes fotografias.
Abraco a ate um dia destes,
/Nuno