03/10/06

O 44º primo de Mersenne

Foi descoberto o 44º número primo de Mersenne! O monstro é qualquer coisa como 2 elevado a (32 milhões 582 mil e 657) tudo menos 1. Impressionante!

Os números primos de Mersenne são da forma 2 elevado a “um número natural” tudo menos 1 (ex. 3, 7, 31, 127,...). Não há técnicas que confirmem rapidamente se um número x é primo, a única forma é dividir x por todos os números inferiores a x e ver se é divisivel por algum. Esse é o problema! Os super-computadores de hoje não conseguem fazer isso em tempo útil e, actualmente são computadores vulgares como os nossos que unidos em torno do projecto GIMPS (Great Internet Mersenne Prime Search) têm descoberto os últimos números de Mersenne. Milhares de computadores pessoais, nas horas livres em que estão ligados e a não ser usados, correm software que tritura blocos de informação que depois de analisada é enviada para um servidor central que a gere e analisa. A matemática é dinâmica e são pessoas como tu e eu que a constroem. Junta-te ao GIMPS!

Post-scriptum:
Um número primo é um número que só é divisivel por sí próprio e por 1 (ex. 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17,...). Há infinitos números primos, possuem propriedades intrigantes e usam-se muito na Criptografia e na Teoria de Números, que por sua vez tem imensas aplicações ao nosso dia-a-dia e na corrida ao espaço. São provavelmente os números mais misteriosos do mundo...

2 comentários:

Anónimo disse...

odeio Matemática!!

Black Cat disse...

Tu n tens nada haver com o assunto? Olha ve lá... Abração