13/03/07

O Dia Branco

20 chocolates da Bel Amer, 33 EUR
Veio o Dia Branco e os homens retribuem os chocolates recebidos um mês antes no dia de São Valentim. Ambos são eventos induzidos pelos lobbies e onde as massas consomem compulsivamente pois, em Tóquio, o consumo é o estupefaciente de muitos. É este o pano de fundo social que explica que, em terras nipónicas, o Dia Branco e o São Valentim são picos nas vendas do negocio do chocolate.

Nomes franceses e belgas, sob a forma de requintados volumes, escondem o desejo/cliché nacional de possuir, por breves momentos, o dito charme europeu. Em prol das ligações entre os sexos (sejam amorosas ou meramente sociais), marionetas ávidas (incluindo-me a mim) invadem as catedrais do consumo em busca de chocolates, bolachas e jóias. Bens de preços tão ridículos que só se podem justificar pelo requinte dessas catedrais do consumo e pela sofisticação dos volumes e dos seus rótulos. São dias assim que me fazem pensar na dicotomia entre o parecer e o ser, entre o interior e o exterior, entre o importante e o fútil...
20 chocolates da Wittamer, 35 EUR
Post-scriptum:
A Godiva e é a rainha do honmei-choco e é a marca mais conceituada. Uma caixa-coração com 6 chocolates custa 15 EUR mas o sabor dos chocolates e o sorriso de quem a recebe valem bem os 15 EUR. Em questões económicas essa quantia nunca seria problemática, pois a amada merece o melhor. A questão é que para além da amada há que retribuir às pessoas que tomaram a iniciativa um mês antes (que podem ser muitas) e isso implica um rombo económico. Neste caso ser popular tem um preço a pagar...

3 comentários:

Anónimo disse...

É apenas uma questão de pensar positivo!
_A economia vai estar em alta.

Pena que em Portugal não aja o tal Dia Branco
No fundo servia de justificação para se comer mais uns chocolatitos, e ver um sorriso na cara dos portugueses. Duvido é que essa tradição não fosse a baixo, ao preço que esses chocolates estão……….

Mimi disse...

Eu pagaria de bom grado essa quantia para ver o tal sorriso na MINHA cara... Mas é claro que esse preço inclui a "etiqueta", o design e o sorriso e satisfação de quem recebe. São pequenas obras de arte, não? Satisfazem o olhar, o paladar e a mente :)

Hipnótico Menino Branco disse...

Olá António!
Obrigado por responderes ao meu e-mail.
Andei a ler o teu blog desde os primeiros arquivos...
O blog manda muita classe!
Tem conteudos diversos, sobre iniciativas ,projectos, organismos, modos de vida...As fotos sao boas, algumas excelentes até, tiras tu?
Num "post scriptum" e num poema li uma mensagem que dizia para seguirmos os nossos para levarmos avante os nossos projectos.è disso mesmo que ando à procura dum projecto de vida, e de inspiração nas experiencias de pessoas como tu, o gonçalo mata o pessoal do Kilimanjaro...Voçes sao vençedores!
Como tu, eu tb acredito que o mundo é muito maior do que o lugar onde nascemos e somos criados, é por isso que fui para londres one morei num hostel e tb conheci pessoal de todos os lados...
neste momento ando à procura de ideias pra voltar a viajar para trabalhar ou estudar...
vou aparecer mais vezes.um abraço