24/03/08

Rotina Vs Mudança

Pássaro Australiano - Março de 2008

"É muito normal seguir na estrada acompanhado por enormes pássaros. Vejo tantos, que infelizmente já me habituei. Nos primeiros tempos, era bem capaz de parar a mota, trocar de lente e disparar maravilhado. Agora sinceramente já os vou ignorando. (...) Não há como combater esta desvalorização do quotidiano. O momento de apreensão de uma novidade é inigualável e esse prazer é intrínseco ao facto de nos obrigar a trabalhar as estruturas da percepção, a adaptá-las a essa nova combinação de estímulos. Repetindo-se o fenómeno, actua uma optimização mental que laboriosamente vai remetendo essa assimilação cada vez mais para processos sub-conscientes, e acho que é por isso que quando vivo rotineiramente sinto a vida passar-me ao lado, (...)."

Em p. 182 do livro BuenaYork do Gonçalo Gil Mata

Gosto deste texto e mensagem. Realmente "é difícil combater a desvalorização do quotidiano" e há que suscitar a mudança incorporando-a numa rotina que nos safisfaça (porque vida sem rotina chama-se utopia).

1 comentário:

Anónimo disse...

Tr obrigado por continuares a descrever e a partilhar essas fotos excepcionais com todo o mundo nessas viagens por terra sdesconhecidas pelo comum dos portuguêses.

keep going.

Um Abraço do Luis Pereira