19/09/05

Interspeech - Eurospeech 2005

Eu e o Professor Hirose - Nos Pasteis de Belém, Lisboa - Setembro de 2005

Quando no verão de 2004 apresentei uma candidatura ao Monbukagakusho para trabalhar no laboratório Hirose & Minematsu, da Universidade de Tóquio, estava longe de imaginar que passado pouco mais de um ano, seria o próprio Lab a vir ter comigo. Mas assim foi...

Neste início de Setembro Lisboa acolheu as conferências internacionais de Processamento de Fala (Interspeech - Eurospeech 2005) e tive a oportunidade, única para um "caloiro", de mergulhar, num único fôlego, no que vai ser o meu universo nos próximos anos e também, de certo modo, de ser anfitrião daqueles que irão ser meus anfitriões; O Professor Hirose e vários membros (8) do seu laboratório vieram de Tóquio até Lisboa, para participar nas conferências.

Lisboa possui uma graça que encanta e os Japoneses envolveram-se nesse encanto. A comida, o fado, a gente e a cidade em si não deixam ninguém indiferente e foi assim que Portugal se instalou no seio do Hirose & Minematsu Lab.

Durante 5 dias a ficção científica tornou-se real e ganhou cor, som e cheiro nos quotidianos futuristas (que já são reais) descritos pela IBM, MIT, Microsoft, Sony, Honda, Toshiba, Nokia, e um sem fim de instituições/empresas de renome. O futuro já começou e eu estou nele!

Os números do evento: um total de 687 artigos; 55 apresentações e 80 poster diários; 1300 participantes de 62 países diferentes, vários KW de electricidade gastos e um rol de dinheiro investido em prol do avanço cientifico.

A Michiko e Eu - No restaurante K, Lisboa - Setembro de 2005

Sem comentários: