31/03/06

Sakura

As cerejeiras em flor (Sakura), na sua migração de Sul para Norte, atingiram Tóquio e o branco instalou-se. A beleza efémera da flor é motivo para muita socialização - organizam-se piqueniques e autenticas peregrinações colectivas em busca da flor que enche o olhar (Hanami). Os Media acompanham diariamente o avanço da floração e fazem disso um acontecimento nacional.

A Sakura é Rainha e Senhora de um momento fugaz onde muitos Japoneses, de íris bem aberta, invadem os parques de máquina fotográfica ou telemóvel em punho para captar a beleza da flor. Há também quem estenda as mantas de piquenique sob as copas floridas (alguns fazem-no durante a noite para obterem os melhores sitios) e se deixe levar pelo deleite do branco. Familias, amigos, crianças e idosos todos unidos sob a egide da flor!

Também eu procuro beber desta beleza envolvente que tanto me recorda as cerejeiras da minha terra. As cerejeiras em flor da Serra da Gardunha (Beira Baixa - Fundão) além de serem igualmente belas geram deliciosos frutos, o que já não acontece com as congéneres Japonesas (que apenas dão flor).
Mais fotografias disponíveis em http://rebordao.net/temp/sakura/

7 comentários:

hiyokochan disse...

estamos todos na onda da sakura! so e pena durarem tao pouco tempo...

Anónimo disse...

De facto é lindo, mas no nosso querido Portugal temos espetáculo igual!

Anónimo disse...

É linda esta época... :)
As fotografias estao espectaculares!!!
Beijo

P disse...

Que país é esse! :)

sofia disse...

Pois é! Aqui na zona de Kansai também teriamos um cenário identico não fose a chuva! É sempre bom saber da presenca de mais tugas por aqui!

Mimi disse...

A sakura entranha-se em nós da maneira mais estranha.. e perdura.

Rosarinho disse...

Este ano ... a crise de que este fenómeno sem igual começou 9 dias mais cedo tem dado muito que falar. Adorei as tuas fotos, valeu a pena o tal investimento na máquina :)
Cumprimentos portugueses de Nagoya